Prezados amigos da modalidade Bola 3 Toques.

A Vice-Presidência da modalidade, desde a abertura das inscrições para o XXX Campeonato Brasileiro Individual, a ser realizado na cidade de Belo Horizonte, tem recebido questionamentos de alguns atletas acerca do valor das inscrições cobrado para participação no evento (R$ 100,00 – cem reais).

Tendo em vista que esta Administração não desconhece os problemas econômicos pelos quais passa nosso país e que atingem a todos, em menor ou maior proporção, temos a esclarecer que:

 - O mencionado valor foi objeto de discussão e aprovação unânime pelos clubes em outubro do ano passado;

- Nos termos dos artigos 3º e 8º da Resolução Administrativa B3T 001/2017, todos os recursos arrecadados em quaisquer competições organizadas pela Vice-Presidência da Modalidade Bola 3 Toques são utilizados em percentuais pré-determinados para cada eixo estratégico ali definido, do seguinte modo: 50% (cinqüenta por cento) para o eixo “Fortalecimento da Infraestrutura”, 45% (quarenta e cinco por cento) para o eixo “Desenvolvimento Sustentável” e 5% (cinco por cento) para o eixo “Comunicação e Disseminação”. Ou seja, todos os valores recolhidos retornam em benefícios diretos para a própria modalidade;

- Esta Vice-Presidência visa, como regra fundamental, oferecer a todos os atletas inscritos nas competições que organiza o máximo de conforto, consideradas as peculiaridades de cada sede. Assim, no caso específico do próximo Campeonato Brasileiro individual, estão sendo tomadas todas as medidas para que tenhamos as melhores condições possíveis, verificando-se a possibilidade de: adoção de climatização nos dias de competição, oferecimento de algum tipo de refeição aos participantes, melhor estrutura em relação aos banheiros, premiação diferenciada, etc.

Obviamente, a adoção de tais medidas está condicionada a diversos fatores, como custos, disponibilidade no mercado e limitações quanto à estrutura para instalação de equipamentos no ambiente de jogos, razão pela qual, neste momento, não é possível assegurar que todas as facilidades que a Vice-Presidência pretende oferecer estarão disponíveis por ocasião da realização da competição.

Por outro lado, temos todos que ter em mente que boa parte dos recursos por nós investidos retorna em ações de desenvolvimento e expansão da nossa modalidade, notadamente mediante o projeto de instalação dos denominados “núcleos de fomento”. Nessa linha, cabe lembrar que, somente neste ano, foram iniciados, ou tiveram continuidade, os núcleos de Sarzedo (MG), Caruaru (PE) e Manaus (AM), sem prejuízo de outras localidades que estão sendo abordadas para integrarem a prática da modalidade. Busca-se, com isso, a realização de um anseio comum, qual seja, de termos, em um futuro próximo, uma modalidade com maior número de praticantes e mais difundida em âmbito nacional.

Para finalizar, a Vice-Presidência convoca a todos para abrilhantar essa grande competição, nosso trigésimo Campeonato Brasileiro Individual, um marco histórico da nossa modalidade.

Todos em BH!

 

BRUNO SANTOS GOMES MACHADO

VICE-PRESIDENTE DA MODALIDADE BOLA 3 TOQUES