A segunda etapa do Campeonato Estadual Interclubes do Rio de Janeiro, modalidade Bola 3 Toques, aconteceu neste último domingo, dia 23/07. Foi disputado o segundo turno da competição, a Taça Rio, além da grande final do campeonato, que reuniria o campeão da Taça Guanabara, o Vasco da Gama, e o campeão da própria Taça Rio.

No segundo turno, os confrontos foram dentro dos grupos e os dois melhores se classificaram para as semifinais.

Grupo A:

1.º Comary A (Diego, Juninho e Wellington) – 9 pts

2.º Clube dos 500 A (Bruno, Claudio, Luciano e Guto) – 6 pts

3.º Comary B (Marco André, Gérson, Wendel e Dudu Tavares) – 3 pts

4.º Casa de Portugal B (Damázio, Dudu Reis e Bruno Mopir) – 0 pto

 

Grupo B:

1.º Clube dos 500 B (Tuninho, Renato e Luiz Francisco) – 7 pts

2.º Vasco da Gama (Ornelas, Evandro, Éder, Nando e Dudu Costa) – 5 pts

3.º Comary C (Ricardo, Marcos, Matheus e Allan) – 3 pts

4.º Casa de Portugal A (Igor, Pablo e Felipe) – 1 pto

Assim, nas semifinais, Comary A e Vasco da Gama se enfrentariam pela terceira vez no campeonato, enquanto a segunda vaga na final da Taça Rio já pertenceria ao Clube dos 500, restando saber apenas se seria a equipe A ou B. Em um jogo bastante disputado, o Vasco da Gama venceu o Comary A por 2x1, enquanto o Clube dos 500 B passou com surpreendente facilidade pelo Clube dos 500 A: 3x0.

Clube dos 500 B e Vasco estavam habilitados, dessa forma, a decidir o título da Taça Rio. O Clube dos 500 B, por ter melhor campanha no turno, jogava com a vantagem do empate. Caso vencesse o jogo, o Vasco da Gama venceria os dois turnos e não haveria necessidade da grande final.

Os confrontos da final da Taça Rio ficaram assim:

Tuninho 2 x 0 Éder

Luiz Francisco 0 x 0 Evandro

Renato 0 x 1 Ornelas

Com o resultado geral de 1x1, o Clube dos 500 B sagrou-se campeão da Taça Rio e classificou-se para a grande final contra o próprio Vasco da Gama.

Na grande final, portanto, as duas equipes voltaram a se enfrentar. Contudo, por ter a melhor campanha em toda a competição, a vantagem do empate, agora, seria do Vasco da Gama. Mas não precisou ser usada, com uma grande atuação de seus atletas, o Vasco da Gama venceu por 3x0:

Ornelas 1 x 0 Luiz Francisco

Nando 4 x 0 Tuninho

Evandro 2 x 0 Renato

Dessa forma, da mesma maneira que em 2016, o Vasco da Gama venceu o campeonato estadual interclubes de maneira invicta, sagrando-se bicampeão. É o terceiro título de campeão estadual de clubes que o Vasco da Gama conquista na história da modalidade.

A classificação final da competição ficou assim:

CAMPEÃO - Vasco da Gama 

VICE-CAMPEÃO - Clube dos 500 B

3.º Comary A             

4.º Clube dos 500 A   

5.º Casa de Portugal A          

6.º Comary B              

7.º Casa de Portugal B          

8.º Comary C              

O próximo compromisso da modalidade será o Campeonato Brasileiro Individual que será disputado nos dias 19 e 20/08 em Belo Horizonte. Em nível local, a próxima competição será o Campeonato Estadual Individual nos dias 17/09 e 29/10.