O Esporte

O Esporte e as Regras

Praticado em diversos países, cada um com suas peculiaridades regionais, o Futebol de Mesa vem se tornando cada vez mais um esporte reconhecido e praticado mundialmente. Atualmente, temos 08 regras oficiais, e muitas outras praticadas localmente.

Regras

ico-1t-02

Hoje chamada de regra 1 (um) Toque, inicialmente foi conhecida como “Regra Baiana”, a regra é dividida em 2 tipos de botões utilizados que são “Liso”, onde os botões são lisos por baixo, e “Livre”, onde os botões são cavados por baixo) é a regra que está há mais tempo organizada.
A abrangência da regra é nacional, embora a vertente “Liso” tenha maior concentração nos estados do nordeste e Espírito Santo e a vertente “Livre” no Sul e Sudeste.
Além disso talvez seja a regra que exija maior técnica, habilidade e raciocínio do jogador.
A primeira Associação dedicada a esta Regra foi estabelecida em 1959, em Alagoinhas (BA), permanecendo em atividade ininterrupta até os dias de hoje.

ico-12t-02

Esta regra foi durante muito tempo denominada “Regra Paulista”, peculiaridades:
Cada partida tem a duração de 20 (vinte) minutos e é disputada em 2 (duas) fases de 10 (dez) minutos, com intervalo máximo de 3 (três) minutos entre a primeira e segunda fase.
Estando um jogador com a posse de bola, este terá direito a um limite coletivo de 12 (doze) toques, sendo que se até antes de atingir o decimo segundo toque ele precisa chutar ao gol, caso não consiga ele será punido com tiro livre indireto cobrado do local onde a bola estiver estacionada.
Cada botão, obedecido o limite coletivo de 12 (doze) toques, terá direito a 3 (três) toques ou acionamentos consecutivos.
Se ocorrer um quarto acionamento consecutivo, será punido com tiro livre indireto cobrado onde ocorreu o toque excedente.

ico-ssctor-02

Esta é uma regra internacional trazida ao país desde uma visita de botonistas brasileiros a Hungria, e foi adotado no Brasil com o objetivo de levar uma de nossas regras ao continente europeu, a Regra Bola 12 Toques. A regra europeia, muito difundida no centro daquele continente, é semelhante às regras Disco 1 Toque e Bola 3 Toques praticadas há décadas no Brasil, percebe-se que o jogo tem muitas de suas bases em nossas regras originais nacionais.

ico-chapas-02

Uma das regras mais recentes introduzidas no Brasil nos últimos anos é a regra Chapas.
Proveniente da Espanha, foi criada no final da Guerra Civil Espanhola. Tem muitos praticantes na Espanha e Portugal e também versões na Itália e Polônia.
Devido à influência espanhola, vários países na América do Sul têm praticantes de Chapas.
Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela e Uruguai adotam a regra, recentemente introduzida no Brasil, destacando-se São Paulo e Rio de Janeiro como referências na pratica da regra.

ico-3t-02

Esta regra hoje chamada de 3 (três) Toques, foi durante muito tempo conhecida como como regra Carioca, peculiaridades:
Cada partida tem a duração de 40 (quarenta) minutos, com 2 (dois) tempos de 20 minutos, e intervalo de 5 (cinco) minutos entre o primeiro e segundo tempo.
Estando um jogador com a posse de bola, este terá direito a um limite coletivo de 3 (Três) toques, sendo que no segundo lance deverá passar a bola a outro botão, para ter direito ao 3º toque.
O chute a gol só é permitido quando seu primeiro lance for executado no campo de ataque.
Os jogadores são discos circulares, semelhantes a botões com diâmetro máximo de 60 mm e mínimo de 45 mm, e sua altura máxima de 1 cm, podendo ser de qualquer cor ou combinação de cores, sendo confeccionados em acrílico, paladon, resina ou algo similar.
Os botões de uma mesma equipe poderão ser de tamanhos diferentes, porém padronizados seguindo uma mesma uniformidade, e todos devem estar numerados.

ico-dado-02

Dadinho é a regra nacional mais nova existente, foi aprovada como regra oficial em 2010, peculiaridades:
A bola de jogo é um cubo confeccionado em acrílico ou material semelhante e conhecido por “dadinho”. Cada face do cubo mede 0.6mm x 0.6mm e o seu peso varia entre 0,1 e 0,3 g.
Suas faces devem ser lisas, sem saliências, sem nenhum tipo de adesivo ou decalque, não sendo permitido nenhum tipo de marcação. Os jogadores são discos circulares, semelhantes a botões com diâmetro máximo de 60 mm e mínimo de 35 mm, e sua altura máxima de 1 cm, podendo ser de qualquer cor ou combinação de cores, de qualquer material, com exceção metal e vidro.
Os botões de uma mesma equipe poderão ser de tamanhos diferentes, como também, poderão ser de cores diferentes entre si, porém todos devem estar numerados.
Cada botão somente poderá dar no máximo 3 (três) toques consecutivos (“palhetadas”) individualmente e cada equipe somente poderá dar no máximo 9 (nove) “palhetadas” coletivas, devendo até o 9º (nono) toque obrigatoriamente ser um chute ou arremesso ao gol, caso não ocorra, no local aonde o “dadinho” parar, será efetuada uma cobrança de falta indireta.

ico-subbuteo-02

O Subbuteo é um jogo de Futebol de Mesa para dois jogadores, originário da europa, onde se pratica acionando as figuras com o dedo, se joga com figuras antropomórficas a uma escala reduzida e reunidos em equipas, cada uma formada por dez jogadores de campo e um goleiro num campo de tecido verde com gols fixos.
Já há muito tempo é praticado no velho continente e foi trazido ao Brasil para aproximar os atletas de Futebol de Mesa.