São Raimundo é campeão amazonense de Dadinho

O dia 8 de junho de 2025 ficará marcado na história do futebol de mesa amazonense com a realização da quarta edição do Campeonato Amazonense de Futebol de Mesa na regra Dadinho.

Depois das três primeiras edições, o vice-presidente da regra trabalhou em uma nova fórmula de disputa e, segundo os comentários dos próprios atletas, acertou em cheio. Com a consultoria altamente especializada do atleta Capela, de Santa Catarina, o trabalho começou bem antes do torneio, buscando um formato à altura do evento. E deu tudo certo.

21 atletas e cinco equipes participantes.

Apesar da manhã chuvosa em Manaus, 21 atletas chegaram com espírito guerreiro ao Estádio Carlos Zamith, enfrentando um verdadeiro temporal para competir.

Após uma reunião para ajuste das rodadas, o campeonato teve início com a fórmula 4×3, trazendo mais dinâmica e equilíbrio à disputa.

Rodadas iniciais: favoritismo e reações

Na primeira rodada, o Sul América venceu o São Raimundo por 2 a 0, enquanto o Nacional aplicou 3 a 0 na Banca Forte. Na segunda rodada, a Banca Forte se recuperou e venceu o Sul América por 2 a 1, e o Nacional manteve o favoritismo, vencendo a Galáxia Jocamar por 3 a 1. Na terceira rodada, o São Raimundo estreou com nova derrota para o Sul América por 2 a 0, e o Nacional venceu mais uma, por 2 a 1.

Sul América EC, vice-campeã

Após três rodadas, houve uma pausa para hidratação. A competição seguiu com os seguintes confrontos:

  • Sexta rodada: Banca Forte venceu a Jocamar por 3 a 1; São Raimundo venceu o Nacional por 2 a 1 – resultado importante, já que o Nacional liderava com 9 pontos.
  • Sétima rodada: São Raimundo superou o Sul América por 2 a 1; Nacional e Banca Forte empataram em 2 a 2.
  • Nona rodada: Banca Forte venceu o Sul América por 2 a 1; Nacional goleou a Jocamar por 3 a 0.
  • Décima rodada: São Raimundo venceu a favorita Banca Forte por 1 a 0; Sul América goleou a Jocamar por 4 a 0.
  • Décima segunda rodada: Sul América venceu a Jocamar por 2 a 1; Banca Forte venceu o São Raimundo por 2 a 1 e assumiu a liderança com 13 pontos.

Meio da competição: equilíbrio total

Na décima terceira rodada, o Nacional empatou com a Jocamar e o Sul América venceu a Banca Forte por 2 a 1, assumindo a liderança com 15 pontos.

Na décima quarta rodada, o São Raimundo venceu a Banca Forte por 3 a 1, e o Sul América venceu novamente a Jocamar por 3 a 1.

A décima sexta rodada teve mais surpresas: o Sul América venceu o Nacional por 2 a 0, enquanto o São Raimundo aplicou 3 a 1 sobre a Jocamar. O “Tufão da Colina” começava a sonhar com o título.

São Raimundo EC, campeão amazonense da regra dadinho

Retas finais: viradas e emoção

Com três rodadas para o fim, o Sul América liderava com 21 pontos, tendo liderado seis rodadas ao lado do Nacional (também com seis lideranças) e a Banca Forte (uma vez). O equilíbrio era o destaque do torneio.

Na décima sétima rodada, o São Raimundo fez história ao vencer o Nacional por 3 a 1, enquanto a Banca Forte venceu a Jocamar por 2 a 1.

Na décima oitava rodada, o Nacional venceu o Sul América por 2 a 0, mas o São Raimundo venceu novamente a Jocamar por 3 a 1 e assumiu a liderança pelo saldo de gols.

A penúltima rodada foi decisiva. Em um empate heroico por 1 a 1 contra o Nacional, Paulo Souza, Altevir Almeida, Fabiano Nascimento e Luiz Guilherme garantiram ao São Raimundo a liderança com um ponto de vantagem sobre o Sul América. No outro jogo, a Banca Forte buscava o pódio.

Esse empate também eliminou o Nacional da briga pelo título.

Sul América EC, vice-campeã

Final memorável: a consagração do Tufão da Colina

Na última rodada, o São Raimundo dependia apenas de si – e não decepcionou. Venceu a Galáxia Jocamar por 2 a 1 e conquistou de forma heroica seu primeiro título amazonense por equipes na regra Dadinho.

O Nacional ainda venceu o Sul América por 2 a 0, garantindo o terceiro lugar e encerrando um dos melhores campeonatos de todos os tempos no futebol de mesa do Amazonas.

Classificação final

  1. São Raimundo – 25 pontos
  2. Sul América – 21 pontos
  3. Nacional – 21 pontos (saldo inferior)
  4. Banca Forte – 19 pontos
  5. Galáxia Jocamar – 1 ponto
O jovem Estevão Loreto, atleta da Galáxia Jocamar

Destaques individuais e coletivos

Lioney Cabral (Nacional) e Ulisses Monteiro (Banca Forte) foram os melhores botonistas do torneio, com 26 pontos cada.

A participação da Galáxia Jocamar foi marcada pela garra e pelo talento do pequeno Estevão Loreto, que viveu uma montanha-russa de emoções ao lado do pai, grande incentivador da modalidade.

A Banca Forte, sem o craque Winnetou, que nos deixou recentemente, lutou bravamente em busca do tricampeonato.

O Nacional, sempre favorito, batalhou até a penúltima rodada.

O Sul América, com um trabalho consistente, liderou várias rodadas e valorizou ainda mais a conquista do São Raimundo.

Avante, Tufão!

O São Raimundo Esporte Clube, o Tufão da Colina, escreveu seu nome na história do futebol de mesa amazonense ao conquistar sua primeira taça por equipes na regra Dadinho.

Agradecimentos

A Federação Amazonense agradece aos atletas, clubes e parceiros que contribuíram para o sucesso do evento, e à Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (SEDEL) pelo apoio essencial ao crescimento do esporte no estado do Amazonas.

Texto: Luiz Guilherme Barbosa | Diretor de Comunicação | FEFMAM