Euler é o campeão do primeiro turno
No último domingo, dia 5 de julho, no Estádio Municipal Carlos Zamith, foi disputado o primeiro turno do XXIII Campeonato Amazonense Individual de Futebol de Mesa – Regra 3 Toques, a Taça Manaus. O evento contou com 12 participantes: Raimundo Miranda, Everton Lopes, Jean Pierre e Augusto Costa, representando o Sul América EC; Eronildo Rogério, Euler Lopes, Thiago Loreto e Jader Loreto, pela Galáxia Jocamar; Luiz Guilherme Barbosa e Altevir Almeida, pelo São Raimundo EC; Ulisses Monteiro, da Banca Forte; e Lioney Cabral, do Nacional FC.
O formato da competição contou com quatro grupos de três participantes. Os primeiros colocados avançariam para a Taça de Ouro, os segundos para a Taça de Prata e os terceiros para a Taça de Bronze. A segunda fase seria composta pelas semifinais, disputas de terceiro lugar e finais de cada taça.
Pelo Grupo A, Jean Pierre, Lioney Cabral e Jader Loreto disputaram as vagas. As casas de apostas apontavam Lioney como favorito, mas Jean, com sua tradicional retranca greco-rionegrina, surpreendeu a todos ao conquistar duas vitórias e garantir a primeira colocação, classificando-se para a Taça de Ouro. Lioney venceu Jader e ficou com a vaga na Taça de Prata, enquanto Jader disputaria a Taça de Bronze.
No Grupo B, considerado o “grupo da morte”, Raimundo Miranda, Ulisses Monteiro e Eronildo Rogério brigavam por apenas uma vaga na Taça de Ouro. Raimundo fez uma campanha impecável, venceu seus dois confrontos e confirmou a classificação. Ulisses superou Rogério e avançou para a Taça de Prata, enquanto o atleta da Galáxia Jocamar seguiu para a Taça de Bronze.

No Grupo C estavam o veterano Euler Lopes, Augusto Costa, o “Tubarão”, e o ex-diretor técnico Luiz Guilherme Barbosa. Euler confirmou o favoritismo ao vencer seus dois jogos e garantir vaga na Taça de Ouro. No duelo entre Atlético-FM e Tubarão Palmeiras, o alvinegro da Francisca Mendes levou a melhor e assegurou sua classificação para a Taça de Prata. Augusto ficou com a vaga na Taça de Bronze. Vale o destaque para o espírito esportivo de Augusto Costa, um verdadeiro gentleman do futebol de mesa.
Fechando a primeira fase, o Grupo D reuniu Altevir Almeida, Everton Lopes e Thiago Loreto. Altevir, com uma vitória e um empate, conquistou sua vaga na Taça de Ouro. Thiago venceu Everton, mas, em razão do saldo de gols e da derrota para Altevir, acabou classificado para a Taça de Bronze. Everton, graças à vitória sobre Altevir, garantiu presença na Taça de Prata.
Assim foi encerrada a primeira fase, disputada no dia 28 de junho.
A segunda fase aconteceu no dia 5 de julho. O clima amistoso, o excelente formato da competição e o anúncio do diretor técnico Eronildo Rogério de que todos os participantes receberiam premiação animaram ainda mais os botonistas.

Às 8h30 tiveram início as primeiras semifinais. Pela Taça de Bronze, tio e sobrinho se enfrentaram: Thiago Loreto e Jader Loreto, ambos da Galáxia Jocamar. Thiago dominou a partida e venceu por 5 a 1, garantindo vaga na decisão. Jader disputaria o terceiro lugar.
Na primeira semifinal da Taça de Prata, Lioney Cabral avançou à final por WO, em razão da ausência de Everton Lopes.
Pela Taça de Ouro, Jean Pierre confirmou a excelente campanha e venceu Altevir Almeida por 2 a 0, classificando-se para a decisão.
Às 9h30 começaram as segundas semifinais. Pela Taça de Bronze, Eronildo Rogério venceu Augusto Costa por 1 a 0 em um confronto bastante equilibrado e garantiu sua vaga na final.
Na Taça de Prata, Ulisses Monteiro aproveitou duas falhas de Luiz Guilherme para vencer por 2 a 0 e assegurar sua vaga na decisão diante de Lioney Cabral.

Na Taça de Ouro, um clássico de alto nível entre Euler Lopes e Raimundo Miranda terminou empatado em 0 a 0 no tempo normal. Nos pênaltis, Euler levou a melhor ao vencer por 3 a 2 e garantiu a classificação para a grande final contra Jean Pierre.
Próximo ao horário do almoço aconteceram as disputas de terceiro lugar. Na Taça de Bronze, Jader Loreto surpreendeu ao vencer por 1×0 Augusto Costa, conquistando seu primeiro troféu na Regra 3 Toques. Augusto encerrou sua participação na quarta colocação.
Na Taça de Prata, Luiz Guilherme Barbosa ficou com o terceiro lugar após vencer por WO em razão da ausência de Everton Lopes, conquistando seu primeiro troféu oficial na modalidade pela Federação.
Na Taça de Ouro, Raimundo Miranda e Altevir Almeida protagonizaram mais um duelo equilibrado. Após empate no tempo normal, Raimundo venceu a disputa por pênaltis por 1 a 0 e garantiu o terceiro lugar da competição.
Chegou então o momento das decisões.
Na final da Taça de Bronze, Eronildo Rogério venceu o companheiro de equipe Thiago Loreto por 3 a 2, em uma partida bastante movimentada, conquistando mais um título para a Galáxia Jocamar. Thiago ficou com o vice-campeonato.

Na decisão da Taça de Prata, o Bayern de Ulisses Monteiro venceu por 4 a 2 o emblemático Montreal de Lioney Cabral. Considerado o maior vencedor da modalidade, Ulisses acrescentou mais um título à sua extensa galeria de conquistas, enquanto Lioney terminou com o vice-campeonato.
A grande decisão da Taça de Ouro valia muito mais do que um troféu: estava em jogo a primeira vaga na final do Campeonato Amazonense de 2026. Em uma atuação segura, Euler Lopes venceu Jean Pierre por 2 a 0 e conquistou o primeiro turno da competição. Campeão amazonense da categoria juvenil em 1985, Euler chega, pela primeira vez, à decisão do Campeonato Amazonense na categoria adulta. Jean Pierre, após uma campanha brilhante, ficou com o vice-campeonato.
Assim foi encerrado o primeiro turno do XXIII Campeonato Amazonense Individual de Futebol de Mesa – Regra 3 Toques, marcado por grandes confrontos, equilíbrio técnico e um excelente ambiente de confraternização entre os participantes.
A Federação de Futebol de Mesa do Amazonas agradece o apoio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (SEDEL), que segue sendo uma importante parceira no fortalecimento e desenvolvimento do esporte em nosso Estado.
Agora, as atenções se voltam para o segundo turno, que definirá o outro finalista da competição. Caso Euler Lopes conquiste também o segundo turno, será declarado automaticamente campeão amazonense de 2026.
Texto: Luiz Guilherme Barbosa
Diretor de Comunicação – FEFMAM
