11ª Copa do Brasil Individual – Carta Convite

A bola é redonda de EVA.

Os botões, o gol e o campo também não são mais os mesmos do passado.

Ao invés de ficar parado no tempo, o futebol de mesa transcendeu gerações, consolidou novas regras e ganhou competições. Porto Alegre receberá todas essas peculiaridades ao sediar a 11º Copa do Brasil de Futebol de Mesa, na regra 3 toques.


A competição será realizada no sábado e domingo, nos dias 25 e 26 de maio, a bola rolará. O torneio, organizado pelas CBFM e FGFM, será no ginásio da CETE (Centro Estadual de Treinamento Esportivo).

Outra organizadora da Copa do Brasil é a AVFB (Associação Viamonense de Futebol de Botão), entidade percursora na regra 3 toques no Estado, conta com apoio da rede de Hotéis Máster e Secretaria Estadual de Esporte e Laser.


Para o presidente da AVFB, Fábio Di Leone, a competição é uma prova de que o esporte segue crescendo no país. “Teremos jogadores de 15 a 70 anos na competição. O futebol de mesa tem esse poder de integrar pessoas e gerações. A regra 3 toques vem se consolidando no Rio Grande do Sul, principalmente na região metropolitana”, afirma.


Curiosidades
1) O futebol de mesa foi criado nos anos 1930, quando houve a publicação do seu livro oficial de regras no Rio de Janeiro.
2) Há registros de sua prática nos anos 1920, no Pará, com pequenos botões de roupa.
3) Nos primórdios, o jogo era chamado de Celotex, referente ao material com que eram feitos os primeiros campos.
4) Em 1988, o Conselho Nacional do Desporto reconheceu a prática como esporte legítimo no país.
5) Porto Alegre historicamente é uma cidade apaixonada pelo futebol de mesa.

Por: Fabio di Leone