Lioney fatura a Taça José Carlos

A manhã do domingo do dia 5 de maio foi dedicada à regra 3 toques. Onde tivemos a IV Taça José Carlos Mattos de Castro de futebol de mesa. Evento organizado pela federação nas dependências do estádio municipal Carlos Zamith.

A Taça José Carlos é em homenagem ao patrono da regra, sêo José Carlos, campeão amazonense por nove vezes, vice-campeão brasileiro e ex-presidente da federação. 

O evento contou com 13 inscritos, representando todas as equipes da federação. Os representantes foram: Galáxia Jocamar (Eronildo Rogério, Murillo Moraes, Thiago Loreto e Jaime Fartolino); Banca Forte (Miguel Marialva e Ulisses Monteiro); São Raimundo (Luiz Guilherme e Fabiano Nascimento); Sul América (Everton Lopes e Raimundo Miranda); Nacional (Lioney Cabral e Paulo Ricardo) e Estrela do Norte (Altevir Almeida). 

A taça José Carlos criou muita expectativa. Desde o sorteio, que foi em live com Murillo Moraes e Luiz Guilherme pelo canal do youtube ”Replay”. No grupo A o classificado foi Raimundo com 7 pontos seguido de Fabiano com 6, Miguel com 4 e Loreto com 0. 

No grupo B, quem levou a melhor foi Lioney com 6 pontos. Ulisses ficou com 3 pontos e Jaime, que se ausentou por motivos de saúde, ficou com 0 pontos. No grupo C o classificado foi Luiz Guilherme com 4 pontos. Altevir com 2 e Murillo com 1, ficaram pelo caminho. E finalizando, o grupo D, Rogério passou com 4 pontos deixando para trás Paulo Ricardo com 3 e Everton com 1 ponto. 

Após a primeira fase movimentada. Seguimos para a segunda fase, as semifinais e finais. O confronto nas semis ficou Lioney Cabral x Luiz Guilherme e Raimundo Miranda x Eronildo Rogério. No jogo entre Lioney Cabral e Luiz Guilherme, o mestre venceu pelo placar magro de 1 a 0. Com gol de Mirandinha. Que venceu o Sapupara com um chute sem chances e com isso acabava o sonho do Atlético-FM de fazer história. Já no outro jogo, Raimundo e Rogério fizeram um jogo tenso, onde tivemos até a assessoria do RJ com o craque Bruno Mestre, que deixou o programa do Huck no mudo e tirou as dúvidas de um lance em questão. Rogério perdeu muitas chances de gols e com isso o Amazonas Supersônico levou a disputa para os pênaltis. Na decisão, o goleiro do Amazonas do Japiim levou a melhor e carimbou o passaporte para mais uma final.

A grande final tinha pela frente mais emoções. Após uma cansativa maratona, às 13h30 começava a final. Mesmo com o cansaço e a fome, mestre Lioney jogou leve e perdeu grandes chances. O craque Raimundo com o seu Zanetti e Rocky Santa Cruz botava de um lado o grande goleiro Sepp Maier a fazer grandes defesas. Sepp segurou e na disputa de pênaltis garantiu o título do Montreal em cima do Amazonas Supersônico. Com isso, Lioney levava a Taça para o Leão da Vila Municipal.

Na disputa de 3º lugar, Rogerinho garantiu o 1 a 0 em cima do Atlético-FM e levou a medalha de bronze para casa. Após o fim, tivemos as entregas da premiação, a entrega do troféu do ranking para Raimundo Miranda que foi o melhor de 2023. A Taça José Carlos foi um torneio com boas memórias e um clima agradável. Agradeço aos participantes quem mantém a chama acesa da regra e honram com o legado do nosso amigo e patrono José Carlos. 

Dedicamos este evento aos irmãos do Rio Grande do Sul, que vivem momentos difíceis com as chuvas e alagamentos. A comunidade do futebol de mesa do Amazonas está com vocês em preces e ofertas. 

Quero externar meus agradecimentos aos amigos Miguel, Ulisses e Altevir que ajudaram na arrumação da sala. Aos amigos RPM, Murillo e Rogério que ajudaram na elaboração do formato de disputa e tabela. 

A FEFMAM conta com o apoio da SEDEL – Secretaria de Desporto e Lazer.

Texto: Luiz Guilherme Barbosa