Temos o Campeão do Barezão de Vidrilhas

No dia 13 de dezembro tivemos o encerramento do Barezão de Vidrilhas, para aqueles que não tem familiaridade com o termo Barezão, é como carinhosamente chamamos o Campeonato Amazonense, pois remete a tribo indígena dos Barés, que habitou a região de Manaus no início da Colonização do Amazonas no século XVII. O Campeonato foi jogado em 2 turnos por 12 botonistas que escolheram representar os seguintes times do Amazonas ativos e não ativos no futebol local, dentre eles: Amazonas, América, Manaus, Manauara, São Raimundo, Holanda, Iranduba, Grêmio Coariense, Luso, Rio Negro, Manaus e Libermorro.

Tivemos competições bastante disputadas, mas acima de tudo um ambiente bastante lúdico e de amizade que é o que tem caracterizado a prática da modalidade Vidrilhas no Amazonas. Os jogos com muito equilíbrio e gols onde tivemos como campeão do primeiro turno o botonista Ulisses Monteiro, que representou o Libermorro, também conhecido como Lili ou Tigrão do Morro da Liberdade.  No segundo turno da competição mais uma vez a luta pelo título foi acirrada, pois caso o Libermorro de Ulisses fosse campeão do mesmo a competição estaria definida, porém se tivéssemos outro botonista chegando ao Título, teríamos um jogo final entre os campeões de cada turno. E de forma emocionante o Manauara, também apelidado de Robô, representado por Manoel Carlos, sagrou-se campeão do 2º turno carimbando sua vaga para a grande final contra o Libermorro de Ulisses Monteiro.

Ulisses Monteiro, Manoel Carlos e Paulo Souza.

Na Final entre Libermorro x Manauara, tivemos um primeiro tempo em que a equipe do Manauara saiu com a vantagem de 1×0 no placar, porém em um 2º tempo avassalador o Libermorro não tomou conhecimento do adversário, conseguindo a virada e fechando o placar com um indiscutível 4×1, garantindo o título da competição para o Botonista Ulisses Monteiro.

A Liga Amazonense de Futebol de Botão agradece a todos os botonistas que abraçaram a modalidade, e também a Federação Amazonense que cedeu o espaço para que as competições fossem realizadas. A modalidade conseguiu uma das coisas que consideramos o mais importante, que é atrair novos botonistas, botonistas que estavam afastados das mesas e também aqueles que são federados, através de competições temáticas que tem como objetivo uma atividade lúdica, em clima de amizade e muita diversão.

No dia 27 de novembro teremos a última competição do ano que é a Copa do Mundo de Vidrilhas para fechar com chave de ouro o primeiro ano da modalidade no Amazonas.
A Federação de Futebol de Mesa do Amazonas conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas através da FAAR – Fundação Amazonas de Alto-Rendimento.

Colaboração: Paulo Souza, atleta do Atlético Rio Negro Clube.